Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CURSO: tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as Tics


UNIDADE: 3

ATIVIDADE: 1

CURSISTAS: Ana Valéria R.P.Parente,Ana Maria Bispo Ribeiro, Elisete Rodrigues Cabrinha e Gabriela A. Araújo Ferreira

TURMA: 5°Ano

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?

 Diferenças existentes nos gêneros: convite e bilhete;

 Utilizar o computador (internet) como fonte de pesquisa, através do Google e do wikdicionário;

 Tempos Verbais (presente, passado e futuro);

 Desenvolver a habilidade de leitura e escrita;

 Utilizar editor de texto no computador e utilizar as várias ferramentas deste editor.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

 Duas aulas

CONECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR E COM O ALUNOS

 Verificar se os alunos já receberam convite ou bilhetes

 Que tipos de convites ou bilhetes?

 Como é a estrutura de um convite e bilhete?



1° ETAPA:

- Apresentar em data-show ou retroprojetor o convite da Bruxa Pampolina e o Bilhetinho (sem os nomes dos gêneros: convite e bilhete) proposto na oficina. Realizar a leitura coletiva de ambos. Instigar os participantes a observarem os gêneros de cada texto, escrevendo a cima os respectivos nomes: convite e bilhete

Como se conceitua cada texto?

Qual a finalidade de ambos?

Em que situações utilizamos bilhetes?Em que situações usamos convite?

2°Etapa

Levar os participantes para o Laboratório de Informática e solicitar que pesquisem no Google as diferenças e semelhanças entre convite e bilhete, anotando o que achar mais interessante.

COMPARANDO BILHETES E CONVITES

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS

Mensagens curtas A finalidade

Tem remetente Gêneros diferentes

Tem destinatário

Linguagem clara e objetiva

Tipologia: Epistolar



Retomar ao convite da Bruxa Pampolina, e solicitar para os participantes:

-Interpretar através de perguntas orais: Qual o assunto do bilhete, quem escreveu (remetente) a quem se destina?(destinatário)

- Sublinhar as palavras do texto com ce-ci-ça

- Comentar o significado das palavras sublinhadas (utilizar recurso wikidicionário para ver o significado de pelo menos uma palavra), verificar se a palavra doce e palhaça, por exemplo, tem apenas um significado, qual sentido apresentado no texto.

2° etapa

- Distribuir o texto “Bilhetinho de desculpas”

- Fazer a leitura compartilhada (cada participante lendo um parágrafo)

- Sublinhar as palavras que indicam ações (convidou, distribuiu, vejam, esquecem, responderam, passaram, chegou).

- Comentar sobre os tempos verbais: presente, passado, futuro

- Montar a seguinte tabela, no data show, e pedir que indiquem que ações

estão no presentes, que ações estão no passado e se tem alguma no futuro.



Passado Presente Futuro

Convidou esquecem

Distribuiu Chegou

Responderam

Passaram



3° etapa

- Lembrar que dois personagens não apresentaram desculpas para ir a festa, por certo resolveram comparecer ao aniversário de Pampolina. Solicitar que os alunos em dupla digitem um billhete confirmando o comparecimento destes na festa

OBS: Solicitar a leitura de alguns bilhetes e fixà-los em mural ou varal de textos.

AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos em todas etapas do trabalho.

domingo, 10 de outubro de 2010

Meu Projeto Pessoal/Profissional

O meu nome é Elisete Rodrigues Cabrinha, sou professora da Educação Básica. Atualmente trabalho na Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis e atuo como Supervisora do Programa Circuito Campeão. Acompanho turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Sou graduada em Normal Superior pela Fundação Universidade do Tocantins UNITINS. Gosto de inovar para aperfeiçoar a prática pedagógica, por isso estou participando do curso Elaboração de Projetos e a minha expectativa é aprender muito, principalmente no que tange as tecnologias para melhorar a prática pedagógica e conseqüentemente o ensino aprendizagem. Para se ter sucesso na vida é preciso ter se um bom projeto pessoal e profissional. É preciso pensar em algo para se estar melhor, ter clareza para onde se quer ir e estabelecer metas para se atingir.
Nesse sentido, se falando em projetos, vejo que os meus estão relacionados entre si, pois, inicialmente desejo concluir a minha Pos graduação em Gestão, Supervisão e orientação e num futuro bem próximo iniciar o mestrado, para depois aumentar a renda e com o financeiro melhor conseguir comprar um carro e minha casa que é o sonho de todo brasileiro.