Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia e Curriculo

São inúmeras as contribuições das tecnologias para a educação, no sentido do desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino. A tecnologia promove a integração do currículo e desenvolve a capacidade de pensar e interagir com o conhecimento. Por isso, estas devem ser atreladas ao currículo escolar.

É impossível falar em currículo sem pensar nas disciplinas escolares e a forma como será desenvolvida para que se cumpra o que foi planejado. Nessa expectativa compete ao professor, articular teoria e prática, numa forma interdisciplinar sem perder de vista os objetivos fundamentais elencados para a sua disciplina.

As tecnologias por si só não será capaz resolver os problemas educacionais, porém a forma como for utilizada pelos professores é que fará toda diferença, pois muitos são os benefícios que estas oferecem. No qual podemos destacar algumas como a articulação entre a mídia, disciplinas e metodologias inovadoras que atenda a preferência e interesses do aluno.

Entretanto é importante salientar que não podemos ver as tecnologias como algo salvadora do mundo, mas a forma como os profissionais da educação a encara para a resolução dos problemas. Ela pode ser uma forte aliada na mudança de paradigma, concepções e atitudes pela qual a sociedade passa e são exigidas pela escola.

Ao usar esse novo instrumento metodológico, o docente abrirá caminhos para a integração da tecnologia e currículo. Neste sentido o professor deixará de ser um mero transmissor do conhecimento e passa a ter um papel de mediador, proporcionando ao discente uma aprendizagem significativa, pois a interação entre o currículo e tecnologias promove mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS


As Tic são ferramentas valiosas, que sendo aproveitadas na educação, como instrumento de ensino facilita o trabalho do professor e torna as aulas mais prazerosas e desafiadoras. Caso contrário, a escola permanecerá fora da realidade, uma vez que os alunos têm acesso as tecnologias, levando em conta que eles tem mais facilidades no manuseio, então não devemos temer e sim apropriar- se desses recursos e criar novas estratégias de aprendizagem para os discentes, uma vez que nasceram na era tecnológica, num mundo globalizado e as tecnologias se renovam constantemente, a cada dia surgem novas tecnologias, por isso a Escola deve procurar aproximar cada vez mais dessa realidade e fugir das práticas rotineiras de ensino.


Dessa forma é necessário o repensar pedagógico, a prática frente os avanços tecnológicos, por fazer parte de uma sociedade da informação. Portanto, o papel do professor hoje é buscar ser mais criativo, articulador e parceiros dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.


É notório que mudanças acontecem constantemente e de forma muito rápida, dessa forma é necessário que os professores busquem o aperfeiçoamento, através das capacitações e formação continuadas para compreender e dominar as tecnologias e usá-las em sala de aula para tornar o ensino mais significativo para o aprendiz.


Neste processo de mudanças é importante internalizar a necessidade do uso das tecnologias, uma vez que o professor é mediador do processo educacional, no papel de promotor do conhecimento, e o educando mentor do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o aprender torna-se mais prazeroso e gratificante para ambos e a aula mais motivadora e gratificante.


Elisete

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Refletindo sobre a aula com recursos da TV ESCOLA

Curso: Tecnologia na Educação


Unidade: III

Atividade: II

Cursista: Elisete Rodrigues Cabrinha



Planejar com apoio de internet é transformar sonho em realidade..

.É o abrir dos olhos e deparar com o mundo fantástico das TIC adentrando as salas de aula, um fascínio...

Descobrir os tesouros escondidos nos sites de apoio ao professor, que muitas vezes tão obscuro na prática dos educadores, como a TV escola, TVE Brasil, Portal do Professor e outros que possibilita aos mesmos, nova forma de trabalho com mais intensidade, desafios, criatividade e eficácia.

Este é o momento do desabrochar, da busca uma nova roupagem, levando para as salas de aulas os recursos tecnológicos, utilizá-los como uma nova forma de aprendizagem, o ensinar e aprender, é o dinamismo, a criatividade imperando em uma nova era, a era tecnológica, o casamento perfeito entre tecnologia e escola, juntos para uma educação melhor.

Ao planejar aulas com uso das TIC foi um momento impar, de busca e curiosidade e principalmente aprendizagem. Trabalhar com as TIC em sala de aula significa oportunizar aos alunos de participarem de uma aula diferenciada e atrativa. No nosso caso, o trabalho foi desenvolvido com um grupo de coordenadores da Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis, onde realizou-se uma oficina com uma seqüência didática abordando textos epistolares: convite e bilhete. A aplicabilidade desta oficina ocorreu de forma interessante, onde os participantes pesquisaram na Wikipédia palavras do próprio texto, para complementar a aprendizagem, e assistiram a um vídeo sobre letramento encontrado na TVESCOLA.

É fantástico viajar ao mundo digital e encontrar neles possibilidades e situações inovadoras de se trabalhar com as mídias na sala de aula. E acima de tudo chegar ao aprendizado de forma satisfatória.

As sugestões apresentadas na oficina serão levadas pelos coordenadores e repassadas aos professores com o foco principal o aluno.

O trabalho desenvolvido teve grande aceitação pelo publico alvo, acredito que o impacto maior será notado na sala de aula com a ampliação do aprendizado dos alunos.

Dizem que professor é aquele que ensina e aprende, eu aprendi muito, principalmente a buscar apoio nos recursos tecnológicos e nos sites voltados para a pratica pedagógica.