CURSO: tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as Tics
UNIDADE: 3
ATIVIDADE: 1
CURSISTAS: Ana Valéria R.P.Parente,Ana Maria Bispo Ribeiro, Elisete Rodrigues Cabrinha e Gabriela A. Araújo Ferreira
TURMA: 5°Ano
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?
Diferenças existentes nos gêneros: convite e bilhete;
Utilizar o computador (internet) como fonte de pesquisa, através do Google e do wikdicionário;
Tempos Verbais (presente, passado e futuro);
Desenvolver a habilidade de leitura e escrita;
Utilizar editor de texto no computador e utilizar as várias ferramentas deste editor.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Duas aulas
CONECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR E COM O ALUNOS
Verificar se os alunos já receberam convite ou bilhetes
Que tipos de convites ou bilhetes?
Como é a estrutura de um convite e bilhete?
1° ETAPA:
- Apresentar em data-show ou retroprojetor o convite da Bruxa Pampolina e o Bilhetinho (sem os nomes dos gêneros: convite e bilhete) proposto na oficina. Realizar a leitura coletiva de ambos. Instigar os participantes a observarem os gêneros de cada texto, escrevendo a cima os respectivos nomes: convite e bilhete
Como se conceitua cada texto?
Qual a finalidade de ambos?
Em que situações utilizamos bilhetes?Em que situações usamos convite?
2°Etapa
Levar os participantes para o Laboratório de Informática e solicitar que pesquisem no Google as diferenças e semelhanças entre convite e bilhete, anotando o que achar mais interessante.
COMPARANDO BILHETES E CONVITES
SEMELHANÇAS DIFERENÇAS
Mensagens curtas A finalidade
Tem remetente Gêneros diferentes
Tem destinatário
Linguagem clara e objetiva
Tipologia: Epistolar
Retomar ao convite da Bruxa Pampolina, e solicitar para os participantes:
-Interpretar através de perguntas orais: Qual o assunto do bilhete, quem escreveu (remetente) a quem se destina?(destinatário)
- Sublinhar as palavras do texto com ce-ci-ça
- Comentar o significado das palavras sublinhadas (utilizar recurso wikidicionário para ver o significado de pelo menos uma palavra), verificar se a palavra doce e palhaça, por exemplo, tem apenas um significado, qual sentido apresentado no texto.
2° etapa
- Distribuir o texto “Bilhetinho de desculpas”
- Fazer a leitura compartilhada (cada participante lendo um parágrafo)
- Sublinhar as palavras que indicam ações (convidou, distribuiu, vejam, esquecem, responderam, passaram, chegou).
- Comentar sobre os tempos verbais: presente, passado, futuro
- Montar a seguinte tabela, no data show, e pedir que indiquem que ações
estão no presentes, que ações estão no passado e se tem alguma no futuro.
Passado Presente Futuro
Convidou esquecem
Distribuiu Chegou
Responderam
Passaram
3° etapa
- Lembrar que dois personagens não apresentaram desculpas para ir a festa, por certo resolveram comparecer ao aniversário de Pampolina. Solicitar que os alunos em dupla digitem um billhete confirmando o comparecimento destes na festa
OBS: Solicitar a leitura de alguns bilhetes e fixà-los em mural ou varal de textos.
AVALIAÇÃO
Será realizada através da participação dos alunos em todas etapas do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário