Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CURSO: tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as Tics


UNIDADE: 3

ATIVIDADE: 1

CURSISTAS: Ana Valéria R.P.Parente,Ana Maria Bispo Ribeiro, Elisete Rodrigues Cabrinha e Gabriela A. Araújo Ferreira

TURMA: 5°Ano

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA?

 Diferenças existentes nos gêneros: convite e bilhete;

 Utilizar o computador (internet) como fonte de pesquisa, através do Google e do wikdicionário;

 Tempos Verbais (presente, passado e futuro);

 Desenvolver a habilidade de leitura e escrita;

 Utilizar editor de texto no computador e utilizar as várias ferramentas deste editor.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

 Duas aulas

CONECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR E COM O ALUNOS

 Verificar se os alunos já receberam convite ou bilhetes

 Que tipos de convites ou bilhetes?

 Como é a estrutura de um convite e bilhete?



1° ETAPA:

- Apresentar em data-show ou retroprojetor o convite da Bruxa Pampolina e o Bilhetinho (sem os nomes dos gêneros: convite e bilhete) proposto na oficina. Realizar a leitura coletiva de ambos. Instigar os participantes a observarem os gêneros de cada texto, escrevendo a cima os respectivos nomes: convite e bilhete

Como se conceitua cada texto?

Qual a finalidade de ambos?

Em que situações utilizamos bilhetes?Em que situações usamos convite?

2°Etapa

Levar os participantes para o Laboratório de Informática e solicitar que pesquisem no Google as diferenças e semelhanças entre convite e bilhete, anotando o que achar mais interessante.

COMPARANDO BILHETES E CONVITES

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS

Mensagens curtas A finalidade

Tem remetente Gêneros diferentes

Tem destinatário

Linguagem clara e objetiva

Tipologia: Epistolar



Retomar ao convite da Bruxa Pampolina, e solicitar para os participantes:

-Interpretar através de perguntas orais: Qual o assunto do bilhete, quem escreveu (remetente) a quem se destina?(destinatário)

- Sublinhar as palavras do texto com ce-ci-ça

- Comentar o significado das palavras sublinhadas (utilizar recurso wikidicionário para ver o significado de pelo menos uma palavra), verificar se a palavra doce e palhaça, por exemplo, tem apenas um significado, qual sentido apresentado no texto.

2° etapa

- Distribuir o texto “Bilhetinho de desculpas”

- Fazer a leitura compartilhada (cada participante lendo um parágrafo)

- Sublinhar as palavras que indicam ações (convidou, distribuiu, vejam, esquecem, responderam, passaram, chegou).

- Comentar sobre os tempos verbais: presente, passado, futuro

- Montar a seguinte tabela, no data show, e pedir que indiquem que ações

estão no presentes, que ações estão no passado e se tem alguma no futuro.



Passado Presente Futuro

Convidou esquecem

Distribuiu Chegou

Responderam

Passaram



3° etapa

- Lembrar que dois personagens não apresentaram desculpas para ir a festa, por certo resolveram comparecer ao aniversário de Pampolina. Solicitar que os alunos em dupla digitem um billhete confirmando o comparecimento destes na festa

OBS: Solicitar a leitura de alguns bilhetes e fixà-los em mural ou varal de textos.

AVALIAÇÃO

Será realizada através da participação dos alunos em todas etapas do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário