Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia e Curriculo

São inúmeras as contribuições das tecnologias para a educação, no sentido do desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino. A tecnologia promove a integração do currículo e desenvolve a capacidade de pensar e interagir com o conhecimento. Por isso, estas devem ser atreladas ao currículo escolar.

É impossível falar em currículo sem pensar nas disciplinas escolares e a forma como será desenvolvida para que se cumpra o que foi planejado. Nessa expectativa compete ao professor, articular teoria e prática, numa forma interdisciplinar sem perder de vista os objetivos fundamentais elencados para a sua disciplina.

As tecnologias por si só não será capaz resolver os problemas educacionais, porém a forma como for utilizada pelos professores é que fará toda diferença, pois muitos são os benefícios que estas oferecem. No qual podemos destacar algumas como a articulação entre a mídia, disciplinas e metodologias inovadoras que atenda a preferência e interesses do aluno.

Entretanto é importante salientar que não podemos ver as tecnologias como algo salvadora do mundo, mas a forma como os profissionais da educação a encara para a resolução dos problemas. Ela pode ser uma forte aliada na mudança de paradigma, concepções e atitudes pela qual a sociedade passa e são exigidas pela escola.

Ao usar esse novo instrumento metodológico, o docente abrirá caminhos para a integração da tecnologia e currículo. Neste sentido o professor deixará de ser um mero transmissor do conhecimento e passa a ter um papel de mediador, proporcionando ao discente uma aprendizagem significativa, pois a interação entre o currículo e tecnologias promove mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário