Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS


As Tic são ferramentas valiosas, que sendo aproveitadas na educação, como instrumento de ensino facilita o trabalho do professor e torna as aulas mais prazerosas e desafiadoras. Caso contrário, a escola permanecerá fora da realidade, uma vez que os alunos têm acesso as tecnologias, levando em conta que eles tem mais facilidades no manuseio, então não devemos temer e sim apropriar- se desses recursos e criar novas estratégias de aprendizagem para os discentes, uma vez que nasceram na era tecnológica, num mundo globalizado e as tecnologias se renovam constantemente, a cada dia surgem novas tecnologias, por isso a Escola deve procurar aproximar cada vez mais dessa realidade e fugir das práticas rotineiras de ensino.


Dessa forma é necessário o repensar pedagógico, a prática frente os avanços tecnológicos, por fazer parte de uma sociedade da informação. Portanto, o papel do professor hoje é buscar ser mais criativo, articulador e parceiros dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.


É notório que mudanças acontecem constantemente e de forma muito rápida, dessa forma é necessário que os professores busquem o aperfeiçoamento, através das capacitações e formação continuadas para compreender e dominar as tecnologias e usá-las em sala de aula para tornar o ensino mais significativo para o aprendiz.


Neste processo de mudanças é importante internalizar a necessidade do uso das tecnologias, uma vez que o professor é mediador do processo educacional, no papel de promotor do conhecimento, e o educando mentor do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o aprender torna-se mais prazeroso e gratificante para ambos e a aula mais motivadora e gratificante.


Elisete

Nenhum comentário:

Postar um comentário