Avanços Tecnologicos na Educação

As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes. Cury

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Refletindo sobre a aula com recursos da TV ESCOLA

Curso: Tecnologia na Educação


Unidade: III

Atividade: II

Cursista: Elisete Rodrigues Cabrinha



Planejar com apoio de internet é transformar sonho em realidade..

.É o abrir dos olhos e deparar com o mundo fantástico das TIC adentrando as salas de aula, um fascínio...

Descobrir os tesouros escondidos nos sites de apoio ao professor, que muitas vezes tão obscuro na prática dos educadores, como a TV escola, TVE Brasil, Portal do Professor e outros que possibilita aos mesmos, nova forma de trabalho com mais intensidade, desafios, criatividade e eficácia.

Este é o momento do desabrochar, da busca uma nova roupagem, levando para as salas de aulas os recursos tecnológicos, utilizá-los como uma nova forma de aprendizagem, o ensinar e aprender, é o dinamismo, a criatividade imperando em uma nova era, a era tecnológica, o casamento perfeito entre tecnologia e escola, juntos para uma educação melhor.

Ao planejar aulas com uso das TIC foi um momento impar, de busca e curiosidade e principalmente aprendizagem. Trabalhar com as TIC em sala de aula significa oportunizar aos alunos de participarem de uma aula diferenciada e atrativa. No nosso caso, o trabalho foi desenvolvido com um grupo de coordenadores da Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis, onde realizou-se uma oficina com uma seqüência didática abordando textos epistolares: convite e bilhete. A aplicabilidade desta oficina ocorreu de forma interessante, onde os participantes pesquisaram na Wikipédia palavras do próprio texto, para complementar a aprendizagem, e assistiram a um vídeo sobre letramento encontrado na TVESCOLA.

É fantástico viajar ao mundo digital e encontrar neles possibilidades e situações inovadoras de se trabalhar com as mídias na sala de aula. E acima de tudo chegar ao aprendizado de forma satisfatória.

As sugestões apresentadas na oficina serão levadas pelos coordenadores e repassadas aos professores com o foco principal o aluno.

O trabalho desenvolvido teve grande aceitação pelo publico alvo, acredito que o impacto maior será notado na sala de aula com a ampliação do aprendizado dos alunos.

Dizem que professor é aquele que ensina e aprende, eu aprendi muito, principalmente a buscar apoio nos recursos tecnológicos e nos sites voltados para a pratica pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário